Chegou a hora de conhecer os detalhes da segunda edição do maior evento de tecnologia da região. A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 será realizada no segundo semestre do ano e, nesta quinta-feira (11), a partir das 14h30, terá seu lançamento oficial no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Na ocasião, será informado tudo que é preciso saber sobre como participar como expositor, patrocinador ou mesmo como conectar sua empresa ou startup com diversas oportunidades de novos negócios e com investidores.
Na oportunidade, estarão presentes os representantes das instituições organizadoras da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, a Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), o CBA, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), o governo do Amazonas - por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, e a prefeitura de Manaus - por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
Para a presidente do Conselho de Administração da APDM, Vânia Thaumaturgo, "o desafio deste ano é realizar uma ExpoAmazônia Bio&TIC ainda maior do que a primeira edição. Afinal, para superar aquele que foi considerado o "Evento do Ano" em 2022 é preciso trabalhar bastante, para fazer com que a ExpoAmazônia possa fortalecer ainda mais os ecossistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Bioeconomia da Amazônia e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação".
Fábio Calderaro, gestor do CBA, reforça que "neste evento, em que vamos anunciar os detalhes da ExpoAmazônia, traremos mais sobre o que se pretende quanto aos expositores, palestras e como o evento poderá promover um ambiente de negócios e atração de investimentos envolvendo os polos de bioeconomia e de inovação, evidenciando que o trabalho conjunto pode fortalecer os segmentos que muito têm a contribuir com a diversificação da matriz econômica atual da região. Aliás, o evento do ano passado nos mostrou que as atividades já estão interligadas".
Empreendedorismo
A primeira edição da ExpoAmazônia Bio&TIC, realizada nos meses de junho e julho de 2022, apresentou um conceito de integração entre os vetores econômicos de Tecnologia da Informação e Comunicação e da Bioeconomia. E foi além! A Expo fomentou o empreendedorismo regional, como no caso do Mercado Amazônia. "A proposta é trazermos de volta este que foi um dos destaques da primeira edição da Expo. Ali conseguimos gerar renda para diversos empreendedores locais que puderam apresentar suas atividades e, muitos deles, conseguiram realizar negócios em um momento que estavam precisando de apoio", afirma Carlos Koury, do Idesam.
O secretário titular da Semtepi, Radyr Júnior, destacou que um dos fatores de sucesso da ExpoAmazônia Bio&TIC 2022 foi o trabalho conjunto para fazer do evento um dos maiores e mais eficazes do segmento. "Temos certeza que os players que hoje atuam nos segmentos de tecnologia e de bioeconomia novamente farão deste um evento ainda maior. Isso vai permitir que geremos negócios, oportunidades para a sociedade e retorno para a nossa região".
Já o secretário de estado da Sedecti, Pauderney Avelino, ressalta que "um evento como a ExpoAmazônia contribui tanto com os segmentos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação, quanto movimenta a economia do estado, cria oportunidades para o setor de turismo, inclusive o gastronômico, e coloca o Amazonas como um dos polos de grandes eventos do país, gerando benefícios que vão além do próprio evento".
O evento de lançamento da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 será aberto a imprensa e a todos que se inscreveram para participar no auditório do CBA. Faça parte deste momento!
SERVIÇO
Data: 11/05/2023
Local: Auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), na Av. Gov. Danilo Areosa, Distrito Industrial de Manaus, em frente à Fucapi e próx. ao Hospital Adventista
Hora: 14h30