Governo do Amazonas investe na atividade produtiva do mel


O Dia Nacional da Abelha é comemorado nesta terça-feira (03/10). Com um alto valor nutricional para fortalecer o sistema imunológico e prevenir problemas no sistema respiratório, o mel ganha destaque nos municípios com potencial produtivo. Neste sentido, o Governo do Amazonas já investiu, em quatro anos, mais de R$ 750 mil em recursos para o desenvolvimento da atividade.

Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), e suas unidades vinculadas; Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

De acordo com o titular da Sepror, Daniel Borges, é determinação do governador Wilson Lima, diversificar a matriz econômica do estado e interiorizar o desenvolvimento econômico, por meio de ações voltadas em impulsionar o setor primário.

“A produção de mel das abelhas nativas da nossa região tem um valor econômico expressivo para os produtores que atuam na atividade, desde o meliponicultor até as agroindústrias. Ações de investimentos como na Feira do Mel, assistência técnica, extensão rural e aquisição de materiais, que facilitam a produção com mais qualidade, são algumas das ações realizadas pelo Governo do Amazonas”, ressalta Daniel.

Feira do Mel

Com um potencial produtivo na atividade da meliponicultura, a Sepror destinou mais de R$750 mil em recursos financeiros, para a realização da 2ª, 3ª e 4ª Feira do Mel do município de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus).

As edições contaram com a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar local, e também de ações como o acesso ao crédito rural, capacitações, exposição de animais e maquinários agrícolas, gastronomia regional, cavalgada, entre outros.

Selo de Inspeção Estadual

A Adaf regularizou quatro estabelecimentos com o Selo de Inspeção Estadual (SIE), sendo três empresas em Manaus e uma em Boa Vista do Ramos, que estão aptas a beneficiar produtos de abelhas, como o mel e a cera.

Situada em Manaus, a agroindústria Feira do Mel - Flor do Amazonas, que está no mercado de comercialização do mel há mais de 30 anos, é uma das empresas que adquiriram o SIE para comercializar os produtos no estado; e o Selo Arte, para comercializar em outros estados do Brasil.

"Nosso trabalho é de excelência e buscamos nos tornar referência no Amazonas e no Brasil. Nossa meta é conquistar o mercado europeu. E o Governo mostrou que tudo isso é possível", relata o proprietário da empresa Feira do Mel - Flor do Amazonas, Francisco Gilmar Leite.

A entrega do Selo Arte ocorreu durante a 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas, em setembro de 2022, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Amazonas), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação da Agricultura e Pecuária (Faea).

Caixas para criação de abelhas

Por meio da ADS, foram entregues mais de mil caixas de madeira para criação de abelhas melíponas, uma espécie sem ferrão, adquiridas por meio do edital de doação onerosa.

O programa, inédito, vem beneficiando os produtores rurais, associações da capital e do interior, com a finalidade de facilitar o manejo correto da espécie e a coleta do produto, para impulsionar a produção de mel no Amazonas.

Produção

De acordo com o Idam, no Amazonas, predomina-se a criação de abelhas nativas sem ferrão. Uma atividade denominada como meliponicultura. Somente em 2022, foram produzidos 25.682 quilos de mel, por 707 criadores, com os principais municípios sendo Boa Vista do Ramos (10.720 quilos), Codajás (2.253 quilos) e Maués (1.620 quilos).

Postagem Anterior Próxima Postagem